Em meio a tanta informação, desinformação, mudanças sociais e desafios, a busca por autoconhecimento é de suma importância nesse momento histórico da humanidade. Existem muitas ferramentas para iniciar a jornada do autoconhecimento, a Yoga e a Meditação são algumas das mais eficientes.
“Conheça a ti mesmo por que senão o algoritmo vai”
ligia zotini – releitura de Yuval Harari
Segundo o site Pés-Descalços, a prática de Yoga é milenar, leva a cura do estresse, da ansiedade e da depressão, e torna seus praticantes mais cientes do seu corpo e mente. Por isso é uma importante ferramenta de autoconhecimento.
Ao praticar Yoga, trabalhamos diretamente a autoconfiança, a capacidade de concentração, a flexibilidade, a tranquilidade, e o fortalecimento e equilíbrio físico e mental, causando um profundo relaxamento e elevando nossa paz interior.
Com origem na Índia, tem mais de 5.000 anos de existência e chegou ao Mundo Ocidental séculos antes de Cristo. Possui inúmeras vertentes e derivações, mas sua essência é sempre a mesma, a harmonia do corpo, da mente e da alma.
O Hatha Yoga, é a linha mais comum e mais praticada no Ocidente, e possui diversas variações, podendo ir desde aulas gentis e confortáveis para desafiadoras e árduas. A escolha pela sua preferida é pessoal e natural. Mesmo com variações entre si, todas as linhas seguem os mesmos princípios e abrandem os oito pilares do Yoga.
- Mudança de Hábito: O vírus é o sintoma de uma sociedade doente
- 3 CURSOS INCRÍVEIS, que vão mudar sua visão de vida e são gratuitos.
- [EVENTO]: New Mega Vírus, Old-New Mega Trends. Tempo de aceleração de tendências e comportamentos
A aula de Yoga é fundamentada nesses pilares, dos quais três são facilmente identificados, mesmo pelos novos praticantes. Os demais são parte do aprendizado e da evolução.

ÁSANAS
Posturas executadas durante a prática, trabalham o alongamento, fortalecimento e o equilíbrio corporal. A constante prática dos Ásanas atua diretamente nos Chakras, estimulando, limpando e melhorando seu fluxo. As posturas devem ser executadas com suavidade e permanência, com consciência e concentração na respiração, que é mais importante do que sua força ou seu grau de elasticidade.
PRANAYAMA
Prana, palavra de origem sânscrita, significa Energia Vital. Ayama, também do sânscrito, significa expansão ou controle. Pranayama portanto pode ser definido com o a arte de controlar a respiração. É um dos pilares do Yoga e responsável por fazer circular a energia vital do nosso corpo.
MEDITAÇÃO
Parte integrante da prática do Yoga, se une aos Asanas em conjunto com os exercícios de Pranayama.
É uma jornada individual que leva ao autoconhecimento e autodescoberta, tornando seus praticantes comprometidos com o seu bem estar próprio e do mundo em geral.”
Cada um aprende, ensina e vive da sua própria maneira, mesmo que o objetivo de todas as linhas de Yoga seja o mesmo, alcançar o Samádhi (Iluminação da Consciência)
O FUTUROTOPIA MONTOU UM GRUPO DE MEDITAÇÃO E YOGA, QUE ESTÁ SE REUNINDO TODO DIA ÀS 8 DA MANHÃ.

Sabendo da importância do autoconhecimento, iniciamos com um grupo de amigos um desafio de 21 dias de Yoga e Meditação, com o professor de Yoga Márcio Rossetti, o resultado está tão legal que decidimos abrir esse grupo para os leitores desse artigo. São 40 minutos de prática e acontece todo dia as 8 horas da manhã, é via Zoom e vai até 9 de Dezembro.
